quarta-feira, 28 de maio de 2008

Saramago e o cinema...

Adaptação de "Ensaio sobre a cegueira", de Fernando Meirelles, estreia em Novembro em Portugal
Lisboa, 15 Abr. (Lusa) – O filme "Blindness", do realizador brasileiro Fernando Meirelles, a partir do romance "O ensaio sobre a cegueira", de José Saramago, estreará em Novembro em Portugal, informou a distribuidora Castello Lopes.
Antes de chegar às salas portuguesas, "Blindness" – que não tem ainda título em português – será exibido em estreia na 65/a edição do Festival de Cinema de Veneza, em Agosto, e no festival de Toronto, no Canadá, em Setembro, segundo informações do portal IMDB.
Protagonizado por Julian Moore, Mark Rufallo e Danny Glover, "Blindness" é um thriller adaptado do romance do Nobel português da Literatura, que parte do caso de um homem que subitamente fica cego.
É uma cegueira branca e apocalíptica que atingirá uma comunidade, com excepção de uma mulher, e que gerará o caos e despertará o pior do ser humano.
A realização ficou por conta de Fernando Meirelles ("Cidade de Deus" e "O fiel jardineiro"), uma escolha que teve o aval de José Saramago.
Falado em inglês, o filme foi rodado no Canadá, Uruguai e Brasil, teve um orçamento de 20 milhões de dólares e contou ainda com participações do actor mexicano Gael Garcia Bernal e dos brasileiros Alice Braga, Plínio Soares e António Abujamra.
Fernando Meirelles criou um blogue no qual foi partilhando ao longo dos últimos meses ideias sobre o processo de rodagem e montagem do filme.
Numa das últimas mensagens, o realizador brasileiro revelou que fez pelo menos dez montagens do filme, depois de várias projecções nos Estados Unidos e Canadá, nas quais muitas pessoas abandonaram a sala por causa das cenas de violência.
Além de imagens captadas na rodagem, está já disponível o "trailer" do filme, cuja fotografia é marcadamente branca e luminosa.
"Em `Blindness´ eu não sei exactamente qual será esta imagem/síntese, mas sempre imaginei um filme opressivamente luminoso", escreveu Fernando Meirelles no blogue.
O realizador explica que se interessou pela história criada por Saramago "porque ela expõe a fragilidade desta civilização que consideramos tão sólida. A metáfora da cegueira branca ilustra nossa falta de visão".
No Brasil, o filme estreará em Setembro com o título "Cegueira".

in www.rtp.pt

Sem comentários: