sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Texto autobiográfico de Fernando Pessoa


Nasci a 13 de Junho de 1888, em Lisboa. Sou filho de Maria Magdalena Pinheiro e Joaquim de Seabra Pessoa. A 24 de Julho de 1893, um dos piores momentos da minha vida, o meu pai morre vítima de tuberculose e a partir de aí a minha infância feliz deixa de ter significado.

Em Dezembro de 1895, a minha mãe casa por procuração com o comandante João Miguel Rosa, cônsul português em Durban. Assim, a 7 de Janeiro de 1896 parto para Durban. Fiz a instrução primária e a primeira comunhão na escola de freiras irlandesas da West Street em 1897. Seguidamente, em Abril de 1899, ingresso na Durban High School onde permaneço três anos, aí crio o meu primeiro heterónimo, Alexander Search.

Regresso a Portugal, em Agosto de 1901, com a minha família. Em Maio de 1902 vou á ilha da Terceira, nos Açores, onde escrevo a poesia Quando ela passa. Um mês depois, o meu padrasto, a minha mãe e os meus irmãos resolvem partir para Durban, e eu permaneço sozinho em Lisboa. Após três meses, regresso a África do Sul onde sou matriculado na Commercial School e tento escrever romances em inglês. Em 1904, ingresso novamente na Durban High School onde frequento o equivalente ao primeiro ano universitário. Escrevo poesia e prosa em inglês, e, assim, surgem os heterónimos Charles Robert Anon e H.M.F. Lecher.

Em Agosto de 1905, regresso á minha terra natal e começo a estudar na Faculdade de letras da Universidade de Lisboa. Em Dezembro de 1910, é fundada a revista Águia que estabelecia uma ponte entre a Europa e Portugal, criando os seus artigos uma grande polémica.

Em 1914 de Março, foi um dia de grande inspiração para mim, isto é, no êxtase da poesia surge Alberto Caeiro com O Guardador de Rebanhos. Seguidamente, em Julho aparece a primeira poesia assinada por Ricardo Reis. No Outono, começam as reuniões do grupo do qual a revista Orpheu. Assim, em Março de 1915, sai o primeiro número de Orpheu com importantes colaborações minhas.

Em Abril de 1916, o meu grande amigo Mario-Sá-Carneiro suicida-se em Paris. Dois anos mais tarde, em Abril morre Santa-Rita Pintor, um dos grandes percursores do Modernismo. Em Outubro, morre também Amadeu de Sousa Cardoso, vitimado pela gripe espanhola.

Em Março de 1920, bons tempos se aproximam, começo o namoro com a minha querida Ophélia Queiroz e vou viver com a minha mãe e os meus irmãos que regressam a Lisboa. Em Novembro interrompo a minha relação com Ophélia. A 17 de Março de 1925, foi um dia trágico porque morre a minha querida mãe.

Em Outubro de 1929, recomeço o namoro com Ophélia, mas a Março de 1931 terminamos definitivamente a nossa relação sentimental. Publico a Mensagem em 1934.




Lorina Miranda

9 comentários:

Leandro disse...

muito bom

Unknown disse...

maravilha

Unknown disse...

muito legal,muito bom isso que é autobiografi.

Unknown disse...

nossa acheei muito bom esse autobiografia !! eu até copiei eese texto para uma lição de csa que minha prof mandoou ai eu copiei td mais valeu a pena !! parabééns pelo o textoo

Unknown disse...

eu gostei muito mesmo desa autobiografia!!eu ate tbm copiei como lição da escola q prof mandou

Unknown disse...

eu tambem achei muito interessante e eu tambem estou copiando para um trabalho da escola

emilly disse...

♥♥emily♥♥ emocionante

carlos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
carlos disse...

é legal pois fala da vida do autor